quinta-feira, 8 de março de 2012

Sobre o Seminário

II SEMINÁRIO ACADÊMICO CULTURAL INTERNACIONAL




TEMA:

"A IMPORTÂNCIA DE UMA VISÃO DA CULTURA INTERNACIONAL PARA AS ACADEMIAS"

MISSÃO:
O Seminário Acadêmico Cultural é um evento direcionado aos acadêmicos de diversas Academias, artistas em todas as modalidades, ligados a Associações, Fundações Culturais e convidados simpatizantes da cultura a nível nacional. Pretende percorrer anualmente, todas as Academias que se propuserem a ser anfitriãs, fazendo o intercâmbio de informações, difundindo a cultura e unindo seus pares.

OBJETIVO:
Seu objetivo é facilitar e fomentar o intercâmbio de conhecimentos, através de palestras, debates e exposições. Estreitar os laços acadêmicos e levantar questionamentos, desenvolver pensamentos e promover, em conjunto, soluções que possam favorecer um melhor desenvolvimento cultural no futuro, e sobretudo, na atualidade.


SEMINÁRIO ACADÊMICO CULTURAL

O Seminário Acadêmico Cultural, já está em sua segunda edição. E foi instituído pela necessidade da criação de um espaço onde os acadêmicos, artistas plásticos, escritores, agentes do mundo cultural e simpatizantes pudessem trocar ideias, informações, discutir assuntos pertinentes ao meio e fazer intercâmbios culturais em vários níveis. Este é um projeto idealizado pela inquieta escritora e artista plástica Dyandreia Portugal.



Dyandreia é um ser dinâmico. Formada e pós-graduada em Pedagogia pela UERJ/RJ, é escritora com mais de cinquenta livros publicados como coautora e artista plástica com inúmeras exposições nacionais e internacionais. Desta forma, foi convidada a integrar diversas Academias de Letras e Artes por todo o Brasil. É possuidora das Altas Insígnias da Académie des Arts Sciences et Lettres de Paris, Diretora de Marketing Global da LITERARTE, Diretora da ABD – Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais, da ALAP – Academia de Letras e Artes de Paranapuã e detentora de inúmeras outorgas acadêmicas e Municipais. Dyandreia é ainda Curadora do Foyer do Teatro Municipal de Cabo Frio e apresentadora do programa de TV “SEM FRONTEIRAS”, além de colunista cultural de jornal e revista. 





Por tudo isso, Dyandreia sempre sentiu necessidade de que houvesse no meio cultural mais que belas cerimônias de posses acadêmicas, de premiações e outorgas ou até mesmo encontros com os moldes de saraus. Dyandreia desejava unir a classe, criar um momento para discussão e análise de pontos que pudessem ajudar o desenvolvimento das academias, onde os acadêmicos pudessem parar para ouvir palestras, trocar informações e fazer intercâmbios. Compreender o seu valor, compromisso e a sua responsabilidade.





“Participar de eventos festivos e receber homenagens é muito bom. Mas buscar o aperfeiçoamento, através de um seminário que possa servir de ponto de partida para a análise crítica das questões que nos envolvem no dia a dia e ainda aproveitar o momento para mostrar nossa arte e conhecer o que os outros estão criando, é muito melhor. Uma oportunidade fantástica!”
Dyandreia Portugal

Diante disso, foi criado o I Seminário Acadêmico Cultural, tendo como Academia anfitriã a ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio, onde na ocasião, Dyandreia era Diretora de Eventos. O Seminário foi realizado no ano de 2011, no Teatro Municipal de Cabo Frio e foi o ponto de partida para os demais. No início, os próprios acadêmicos da ARTPOP não aderiram à ideia, mas com a carta branca do Presidente Carlos Alberto, presidente da ARTPOP, Dyandreia foi em frente e mesmo com uma equipe bem reduzida, realizou com grande sucesso o primeiro seminário, conseguindo a adesão e o apoio de dezenas de academias e quase 300 participantes. Na ocasião, a ALAB já havia abraçado a idéia, com o seu presidente, José Gonzaga, comprometendo-se a realizar a segunda edição, em maio de 2012.




O projeto do Seminário Acadêmico Cultural foi desenvolvido para percorrer todos os estados brasileiros, sendo a cada ano recebido por uma academia. A ideia é que ele não tenha “donos” e sim que seja de toda a Comunidade Acadêmica. Sendo ele um evento anual, foi idealizado para que possa percorrer todas as academias que se propuserem a recebê-lo como anfitriã e realizá-lo à sua forma e possibilidade. Com isso, quem ganha é a Comunidade Acadêmica. A academia anfitriã do ano sempre convida a Academia seguinte, fazendo já os seus preparativos, sabendo o futuro do seminário para a passagem do bastão.


A academia anfitriã do ano tem total liberdade para criar e moldar o formato do Seminário, com base nas necessidades culturais do local e das dificuldades por que passa a cultura do país, precisando apenas respeitar a missão e o objetivo central do Seminário, conforme apresentado no início deste Post.

“O primeiro seminário, apesar do sucesso de público, possuiu em sua organização inúmeras dificuldades para a sua realização. O Segundo, como a organização já está em andamento, possui infinitamente menos problemas e desafios, comparados aos que enfrentamos na organização do primeiro; penso que o terceiro, no ano que vem, será ainda mais fácil de ser organizado. É preciso perseverança e acreditar que "Juntos somos mais fortes" e que podemos chegar a qualquer lugar que desejamos. Acho que a montagem dos primeiro seminários são difíceis, pois ainda 
estamos em constante criação. Nenhum de nós tem noção de onde podemos chegar. Mas com boa vontade e união, teremos um grande movimento, não em tamanho, mas em qualidade, onde todos serão beneficiados.”
Dyandreia Portugal





A perspectiva do sucesso do II Seminário Acadêmico é enorme, não só pelos belos temas que serão abordados em suas palestras e pelos encontros culturais através das exposições de  Artes Plásticas e Feira Literária, mais porque nesta edição a ALAB ainda lançou, concomitantemente ao Seminário, o I SACI – Semana de Artes e Culturas Internacionais, fazendo das perspectativas deste final de semana um dos mais badalados finais de semana culturais do ano de 2012. Fora isso tudo, não podemos deixar de citar o sucesso da escolha da cidade: Búzios, uma das mais belas e charmosas cidades do Brasil, e que tem total preparo para receber dezenas de academias, autoridades do mundo cultural, artistas e escritores do mundo todo.




ENTENDENDO O SÍMBOLO DO
SEMINÁRIO ACADÊMICO CULTURAL



Cultura – É o comportamento de manifestações artísticas e intelectuais de uma sociedade.  

Globo em tonalidades verdes - A tonalidade verde do Globo terrestre, nos faz lembrar da nossa responsabilidade neste processo de recuperação da natureza, levando todos a refletirem o quanto é importante preservarmos a Natureza, com responsabilidade e compromisso com a sustentabilidade social.

Circulos simétricos em volta do Globo – Mostra a integração e a necessidade de todas as artes se unirem em prol de um objetivo maior, levando a todos a esperança de um mundo melhor, independente de classe social, raça ou religião. “Um povo culto é um povo sábio!”

Artes representadas – A dança, a música, as artes plásticas, a literatura e as artes cênicas representam algumas das principais atividades artisticas que desenvolvem o indivíduo em busca da formação cultural.








Traga a sua academia para interagir e ser também uma futura anfitriã.


Maiores Informações:


Dyandreia@gmail.com



Um comentário:

  1. Tenho certeza q esse evento será um sucesso. Tudo é muito interessante. Abç Marcia Fonseca

    ResponderExcluir