quinta-feira, 8 de março de 2012

Programação



PROGRAMAÇÃO GERAL OFICIAL



SEXTA FEIRA: Dia 25

19h:
ABERTURA OFICIAL DO I SACI, com votos de boas vindas dos Coordenadores e dos membros da Comissão Organizadora do evento, com um CONCERTO DA FILARMONICA RIO BRANCO, campeã dos Concursos MEC/Rede Globo de Televisão e queima de fogos.

20h:

INICIO DA SOLENIDADE - A ALAB – Academia de Letras e Artes Buziana, através do Presidente José Gonzaga de Souza, inicia a solenidade e o Prefeito de Búzios e Acadêmico da ALAB; Delmires de Oliveira Braga, eleito Paraninfo, saudará seus confrades artistas homenageados e convidados vindos de todo Brasil e do exterior. Dará Posse a novos EFETIVOS Acadêmicos, aos Honorários, aos Embaixadores de Cultura Internacionais da ALAB. Representando suas respectivas nacionalidades que vivem em Búzios. Em seguida a Secretária de Educação e Ciências, Carolina Maria Rodrigues, eleita Patronesse dará Posse aos primeiros 11 membros da Academia Jovem da ALAB, oriundos do I Concurso de Contos realizado pela ALAB e PMAB em 2011. A seguir, Martinho da Vila, Músico, Escritor e Embaixador Cultural da África, eleito Paraninfo, tomará e dará Posse aos Acadêmicos Correspondentes da ALAB.


23h:
Jantar de Confraternização, sob adesão na hora, no lindo Restaurante Buda Beach na Orla Bardot, frente ao mar. Desconto, com preços especiais aos participantes, a serem informados na ocasião, dando liberdade, economia e opção. No cardápio, teremos a disposição petiscos, frutos do mar, pizzas, sushi e carnes, atendendo todos os gostos. Um Drink gratuito será entregue a todos como oferta da ALAB e do Buda Beach, num ato de boas vindas. Translados, através de pontos de taxis e vans, do RADICALPARQUE para o local da confraternização, estarão a disposição dos participantes. 


SÁBADO: Dia 26

Manhã livre
Sugerimos passeios listados no link “Turismo em Búzios”.

12h:
Inicio do Credenciamento para o Seminário, com a entrega de pastas e crachás. Abertura das Tendas da Feira Literária da Literarte, da I FLIB – Feira Literária Infantil, da Exposição Artes Plásticas, do I Concurso de Desenho Infanto Juvenil ALAB & PMAB e todas as manifestações culturais inscritas, por artistas plásticos e escritores da ALAB, locais, associados da Literarte e visitantes de outros Estados Brasileiros e internacionais.

15h (impreterivelmente):
Abertura Oficial do Seminário, composição da mesa com os palestrantes convidados e autoridades presentes, Hino Nacional tocado pela FILARMÔNICA RIO BRANCO.
Tema do II Seminário: 
"A importância de uma visão da cultura internacional para as Academias"

15h30min:
1º Palestra
Tema: A importância das Academias de Letras e Artes no Brasil. 
Palestrante: Catedrático Evanildo Bechara.  Gramático e filólogo brasileiro. Membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra. Professor Titular Emérito da (UERJ), da Universidade Federal Fluminense. Titular da cadeira 16 da Academia Brasileira de Filologia e da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras. Autor das principais gramáticas da língua portuguesa para o público leigo e a profissionais da área: Da Moderna Gramática Portuguesa (37.ª edição); Gramática Escolar da Língua Portuguesa; Lições de Português pela Análise Sintática (18.ª edição) e Patrono da ALAB
Tempo: 60 minutos com 30 minutos para réplica (perguntas e respostas)

17h:
2ª Palestra
Tema: As artes plásticas e a literatura, unidas como instrumento de comunicação.”
Palestrante: Maria Amélia Amaral PalladinoFormada em Licenciatura em Letras Anglo-Germânicas e em Direito, pela PUC/RJ, com cursos na  University of Cambridge – Inglaterra e Facultá de Giurisprudenza, dell’Università Roma. Foi Diretora Geral do Colégio Pedro II, onde recebeu a honraria Bacharel Honoris Causa. Foi diretora Cultural do Liceu Literário Português e Presidente da Academia Nacional de Letras e Artes. É Vice Presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do RJ e avaliadora de trabalhos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. É escritora com diversos livros publicados.
Tempo: 40 minutos com 20 minutos de réplica (perguntas e respostas)
18h: Intervalo para coffee break (30 minutos)

18h30min:
3ª Palestra
Tema: Intercâmbio Cultural e sua importância no novo milênio.” 
Palestrante: Vice-Presidente da ALAB, Dr. William Almeida Carvalho, membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF e da Academia de Letras de Brasília; ex-Secretário de Estado do Distrito Federal. Ex-subchefe do Gabinete Civil da Presidência da República. Doutor em Ciências Políticas pela Université de Paris/Pantheon Sorbonne. Economista, Mestre em Administração Pública, Presidente da AML/DF, professor da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP). Conferencista oficial da Asociación Internacional de Presupuesto Público (ASIP).
Tempo: 40 minutos com 20 minutos de réplica (perguntas e respostas)


19h30min:
Passagem oficial do bastão da ALAB para a ABRAMES - Academia Brasileira de Médicos Escritores, que será a academia anfitriã do próximo Seminário em 2013. Apresentação e Palavra da Presidente, Dra. Juçara Valverde.
Tempo: 30 minutos

20h:
Encerramento do Seminário e o convite do Presidente para o Momento SACI, onde todos os participantes poderão visitar e prestigiar as diversas tendas montadas no Parque com as várias manifestações culturais, exposições de artistas plásticos, escritores e espetáculos de danças. 

Shows das jovens bailarinas, Com Kethllen Camille; Hiolanda e Michelle do Grêmio Sociocultural Cem Braças (20min), a seguir Show da Superação dos assistidos da APAE/Búzios (20min),
Momento livre para lanche/pequenas refeições dentro do Radical Park.

21h: 
Momento livre para lanche e pequenas refeições no próprio Radical Parque

21h30min: Lançamento da “I Antologia Poetas Fazendo Arte em Búzios”. Organizadora Acadêmica Sonia Medeiros Imamura.

22h:
Espetáculo “Circolo de Variedades” do Projeto COMPANHIA CIRCOLO DE CRIAÇÃO Belíssimo trabalho socioeducativo e cultural, realizados por idealistas Buzianos, visando formar artistas, descobrindo novos talentos, entre nossas crianças e jovens nas diversas faixas etárias.



DOMINGO: Dia 27

10h:
Apresentação dos Escritores e Artistas plásticos participantes da Feira Literária Literarte e Exposição de Artes Plásticas. Momento de lançamentos literários, com autógrafos e bate papo com os autores.

12h:
Entrega de Certificados aos participantes do Evento e aos vencedores do concurso de desenho.

13h:
Encerramento Oficial do Evento, com retirada de material (obras, quadros e livros).




Dúvidas e Maiores Informações:
alab@mar.com.br ou dyandreia@gmail.com





8 comentários:

  1. Parabéns pela bela programação.
    Abç Marcia Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo toda a organização do Evento, em Especial a Dyandreia Valverde Portugal, uma atuante ímpar à favor da arte e cultura do nosso país, estarei presente!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos pelo evento. Cada vez mais Dyandreia nos proporciona um evento maravilhoso com todo o seu conhecimento e organização.
    Abraços, Anne Rocha

    ResponderExcluir
  4. P.s : o nome do espetáculo da Companhia CircoLo de Criação é : " CircoLo de Variedades"

    ResponderExcluir
  5. Estou muito feliz de participar desse maravilhoso evento e conhecer Búzios. Obrigada, Dyandreia,por essa oportunidade riquíssima de trocas e aprendizagens e estar junto com esse grupo que já amo, depois de conhecê-las de perto, em Curitiba e Paris.
    Um abração e até dia 25
    Dinorá - DF

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos ORGANIZADORES DE MAIS um evento cultural que terei oportunidade de participar . Abraços para todos.
    Chegarei dia 25 de maio, em Búzios, ao meio dia.
    Um beijo Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

    ResponderExcluir
  7. É com prazer e honra
    que apoiamos este EVENTO CULTURAL DE BÚZIOS.

    PARABÉNS PELA REALIZAÇÃO

    CUMPRIMENTAMOS A TODOS OS ORGANIZADORES, AOS RESPONSÁVEIS PELO APOIO INSTITUCIONAL E SOCIOCULTURAL.

    SAUDAÇÕES FRATERNAS, ACADÊMICAS, POÉTICAS IMORTAIS,

    Sílvia Araújo Motta
    Presidente-Fundadora da Academia de Letras do Brasil-Seção Minas Gerais
    Presidente do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa/Academia Nacional e Internacional de Ciências, Artes e Letras.
    CLUBEDALINGUAPORT@GMAIL.COM
    (31) 99282798,
    ÀS ORDENS.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por mais esse seminário. Infelizmente ainda não
    poderei estar presente, mas vou divulgar por email. Participo de antologia, quem sabe no próximo conseguirei divulgar meu livro no evento. Obrigada pelo convite.
    Déa Marcia-email psicopedagogadeamarcia@hotmail.com

    ResponderExcluir